Lente Canon 70-200mm f/4 vale a pena?

Lente Canon 70-200mm f/4 vale a pena?
Compartilhe nas suas redes

Fala galera, o artigo de hoje é sobre a queridinha dos spotters: a 70-200mm f/4L USM! Ela é uma das lentes Série L da Canon mais barata do mercado. Mas afinal, investir em uma 70-200mm f/4 vale a pena? Vamos para a avaliação!

Arquitetura da 70-200mm f/4L

Com metade do peso das 70-200mm f/2.8, esta lente pesa apenas 705 gramas, mas mantendo a mesma robustez física das demais.

70-200mm Canon

A ausência do Estabilizador e a abertura de f/4 faz dela a opção mais leve e compacta com seus 17,2cm de comprimento por 7,6cm de diâmetro.

Operação e Foco

Um grande destaque dessa lente é a simplicidade de operação. Possuem dois anéis, um na parte dianteira corresponde ao ajuste de foco e outro na traseira para o zoom (mm).

Uma das maiores vantagens deste modelo é o Sistema de AF ultra-sônico, que proporciona uma melhor performance na hora de usar o foco automático, sendo extremamente rápido e silencioso.

70-200mm f/4L vale a pena

O sistema de AF ultra-sônico é configurado pelo primeiro botão, onde é possível ajustar a distância focal de “3m – infinito” ou “1.2m – infinito“.

Na configuração de “3m – infinito” o mecanismo da lente se limita a 70% do giro, de forma a agilizar o travamento, ou seja, não usará todo o range.

O foco mínimo de 1.2m permite fotografar com pouca profundidade de campo em 200mm e na abertura f/4.

Logo ao lado botão “AF-MF”, fica localizado a janela de distância graduado em metros (m) e pés (ft), com a finalidade de auxiliar durante fotografias com foco manual.

70-200mm f/4L vale a pena

Qualidade

Pelo fato fazer parte da Série L da Canon, a qualidade final das fotografias são sensacionais, com contrastes de cores realçados e capturas nítidas. Além disso, são raríssimas as vezes que apresenta aberrações cromáticas no pós processamento.

A lente 70-200mm f/4L se sai muito bem em todas as distâncias, sem perdas de qualidade, desde o 70 até o 200mm.

Em lentes teleobjetivas, é comum o aparecimento de “vinhetas” nas bordas da foto por conta da variação de milímetros, mas, no caso da 70-200mm, a partir do f/5.6 é notável a melhora nas bordas, estendendo-se até f/8.

Estabilização de Imagens (IS)

Lembrando que o modelo não possui Estabilização de Imagens (IS), mas isso não é o fim do mundo!

Basta trabalhar e equilibrar bem a velocidade, abertura e ISO, de modo a aproveitar ao máximo a luz do ambiente.

Afinal, vale a pena?

A 70-200mm f/4 vale a pena pelo fato de ser uma lente premium com valor acessível, que entrega um excelente resultado final, sem perder em nada em relação às demais teleobjetivas da Canon.

É uma excelente opção para o Spotter, visto que na grande maioria das vezes, as fotografias são em ambientes externos, com velocidades altas (acima de 1500), onde a Estabilização de Imagem não é necessária.

Aqui no Blog do Spotter, a 70-200mm f/4 é a nossa principal lente de trabalho, sendo protagonista em praticamente todas as fotografias postadas em nosso perfil do Instagram.

Você também usa a 70-200mm f/4L USM? Compartilhe a sua experiência conosco nos comentários!