Fotografia para spotters: Abertura do diafragma

Fotografia para spotters: Abertura do diafragma

Fala spotter! Continuando a saga da série de Fotografia Básica para Spotters, o artigo de hoje é sobre ele: a Abertura do Diafragma! Se você ainda não leu a publicação da Velocidade do Obturador, recomendo que veja após a leitura desse artigo.

A abertura do diafragma é o segundo pilar, de três, da fotografia, sendo eles:

  • Velocidade do Obturador
  • Abertura do diafragma
  • ISO

Neste blogpost você entenderá definitivamente o que isso significa e como aplicá-lo ao plane spotting. A ideia deste artigo é ser o mais claro possível, evitando tecnicidades, boa leitura!

Afinal, o que é a abertura do diafragma?

Como já falamos no artigo sobre a Velocidade do Obturador, a componente que mais influencia na fotografia é a luz, onde todos os 3 pilares trabalham simultaneamente para controlar e equilibrar a quantidade de luz que chega até o sensor.

Fotografia para spotters: Abertura do diafragma - Blog do Spotter

Em poucas palavras, a abertura do diafragma significa literalmente a abertura da sua lente! É um mecanismo composto por lâminas que vai controlar a quantidade de luz que vai entrar na câmera.

Seguindo esta lógica, quanto maior a abertura, mais luz chegará ao sensor, e quanto menor, menos luz, simples assim!

O significado da letra “f” da sua lente

Você já deve ter notado que sua lente possui uma letra f antes dos milímetros, como por exemplo 70-200mm f4, certo?

O “f” é uma equação que resulta no diâmetro da lente, onde representa a abertura máxima da sua objetiva. 

Fotografia para spotters: Abertura do diafragma - Blog do Spotter

Vamos a um exemplo prático: uma lente f4 entrará uma quantidade menor de luz do que uma lente f2. Lentes acima de f4 também são conhecidas como “lente escura” por conta da maior limitação de entrada de luz.

Relação Abertura x Velocidade

A relação entre abertura e velocidade são diretamente proporcionais, ou seja, quanto maior a abertura, maior a velocidade para atingir o equilíbrio entre ambos.

Mas quando o objetivo é capturar uma fotografia com o fundo em movimento, a Velocidade do Obturador é o pilar de maior relevância para manter o sensor exposto mais tempo. Desse modo, o diafragma deverá ter uma abertura menor.

Fundo desfocado

A abertura do diafragma também possui influência na profundidade de campo da fotografia. Então, se você quer alcançar aquele fundo desfocado show de bola, a abertura deverá ser máxima.

O “f” da lente possui um papel fundamental no desfoque, por exemplo: uma lente f2 terá um desfoque de fundo maior que uma lente f5.

Partindo desse princípio, quando precisamos aplicar uma maior profundidade de campo capturando também o fundo na composição, é necessário adotar aberturas menores para evitar desfoque indesejado, com “f” a partir de 10.

Aberturas do diafragma ideais para o plane spotting

Vamos a alguns exemplos práticos aplicados ao plane spotting!

Dias ensolarados

Pelo fato de haver grande disponibilidade de luz, podemos adotar uma abertura menor, a fim de ampliar a profundidade de campo, por exemplo

  • Abertura: entre f8 e f14
  • Velocidade: entre 1/2500 e 1/4000
  • ISO: 100

Dias nublados

Já em dias nublados, a disponibilidade de luz será penalizada, tendo que ser suprida por uma maior abertura do diafragma, por exemplo: 

  • Abertura: entre f4 e f6
  • Velocidade: entre 1/500 e 1/800
  • ISO: preferencialmente 100, mas podendo variar entre 200 e 400

Fotos noturnas

Já em fotografias noturnas, a escassez de luz é um desafio que precisa ser contornado, adotando a maior abertura possível.

  • Abertura: máxima possível
  • Velocidade: abaixo de 1/30
  • ISO: dosar de modo a obter o menor nível de ruídos e granulados

Gostou de saber mais sobre a Abertura do Diafragma? Leia também o artigo Fotografia para spotters: Velocidade do obturador e complemente os aprendizados adquiridos neste artigo!

Cardoso

Especialista em Comunicação e Marketing, Plane Spotter e Piloto Privado de Avião.