3 acidentes capturados por spotters

3 acidentes capturados por spotters

Falar sobre acidentes aeronáuticos nunca é uma tarefa fácil, afinal, estamos tocando em um assunto temido pela maioria das pessoas.

Para nós, envolvidos direta ou indiretamente com a aviação, a notícia de um acidente sempre é precedido de uma angústia e empatia pelos envolvidos.

Em alguns casos, podem ocorrer diante das nossas lentes! No artigo de hoje vamos falar sobre os 4 acidentes capturados por spotters. Confira!

Boeing 767 da Omni na Romênia

No dia 28 de agosto de 2020, um Boeing 767-300ER de matrícula N432AX da Omni Air, teve seu trem de pouso esquerdo quebrado durante o pouso na pista 07 do Aeroporto de Bucareste, na Romênia.

A aeronave partiu da cidade de Cabul, no Afeganistão, com destino à Washington, D.C., com escala técnica para reabastecimento em Bucareste.

O vídeo registrado pelo Alexandru Nae mostra o 767 com o trem de pouso baixado normalmente, mas entrando em colapso logo após o toque.

Havia 80 passageiros a bordo, todos saíram a salvos pelas escorregadeira infláveis.

Airbus A320 da PIA no Paquistão

No dia 22 de maio de 2020, o voo PK8303 da cia aérea Pakistan International Airlines, PIA, estava cumprido a rota doméstica em território paquistanês, partindo da cidade de Lahore para Karachi.

O avião caiu nos arredores do Aeroporto Internacional Jinnah de Karachi, durante a segunda tentativa de aproximação.

Momentos antes do impacto, o spotter Hamza Omer fotografou o Airbus A320 da PIA de matrícula AP-BLD. A aeronave já apresentava sinais de vazamento e manchas escuras em ambos os motores, além da RAT acionada.

No total, 90 passageiros e 8 tripulantes estavam a bordo, mas somente 2 pessoas sobrevieram a esta tragédia.

Fokker 100 da Avianca em Brasília

Um MK28 da Avianca Brasil, mais conhecido como Fokker 100, realizou um pouso de emergência sem o trem de pouso de nariz no Aeroporto Internacional de Brasília em 28 março de 2014.

Durante o procedimento de aproximação, a tripulação percebeu que o somente o trem de pouso principal baixou e travou. Após sucessivas tentativas baseadas nos check-lists operacionais, a solução encontrada foi realizar o pouso sem o trem dianteiro.

O avião tocou na pista do Aeroporto de BSB às 17h42, tendo seu “pouso de barriga” bem sucedida e com nenhum ferido, veja ao vídeo:

A aeronave decolou de Petrolina (PE) com destino à Capital Federal por volta da 15h, com 44 passageiros e 5 tripulantes.

Classificado como um Incidente Grave, o Relatório Final do CENIPA publicado neste ano (2020) aponta como causa principal a fadiga de material da dobradiça da porta do compartimento do trem de pouso.

Registro do Team BSB Spotter

Desde o ocorrido, o Fokker 100 PR-OAF nunca mais voltou a voar, permanecendo estocado no hangar da companhia em Brasília.

Mas em agosto de 2020 foi anunciado um excelente final para essa história! Este mesmo avião será transformado num restaurante em terras brasilienses!

A Pan Am Experience Brazil já iniciou a restauração e, dentro em breve, teremos uma experiência gastronômica a bordo deste clássico da aviação.

Gostou de saber mais sobre os 3 acidentes capturados por spotters? Siga nosso perfil do Twitter e saiba em primeira mão quando sair um artigo novo no blog!

Cardoso

Especialista em Comunicação e Marketing, Plane Spotter e Piloto Privado de Avião.

Um comentário em “3 acidentes capturados por spotters

Comentários estão encerrado.