O Spotter precisa ter uma câmera profissional?

O Spotter precisa ter uma câmera profissional?
Compartilhe nas suas redes

Fala galera! Uma pergunta que sempre recebo no Direct do Instagram (você ainda não conhece o Insta do Blog do Spotter? Segue lá!) é se o Spotter iniciante precisa de uma câmera “profissional”, as famosas DSLR, para começar no Plane Spotting.

Primeiro vamos entender quem é o Spotter

Para início de conversa, precisamos entender quem é este ser humano sempre presente nos aeroportos, com sua câmera na mão!

A palavra “spotter” em seu sentido literal significa olheiro ou observador. Com o tempo, esta palavra caiu no gosto da comunidade aeronáutica, dando nome ao nosso tão amado hobbie: o Plane Spotting.

Mas o conceito de spotter é antigo e, assim como quase tudo na aviação, surgiu na Segunda Guerra Mundial. Os Aliados utilizavam algumas pessoas como observadores, de modo a identificar movimentação de aeronaves nazistas.

No decorrer das últimas décadas, antes mesmo da popularização das câmeras, muitos entusiastas tornaram-se adeptos da atividade de observar aeronaves e catalogar prefixos. Estas pessoas iam para aeroportos ou campos de pousos apenas com  binóculos, bloco de notas e canetas. Esse era o início do Plane Spotting Raiz!

Isso já responde a uma pergunta: você não precisa de uma câmera para ser um Spotter, basta apenas a paixão por essas aves de prata!

Hoje em dia, a palavra Spotter virou sinônimo de Fotógrafo de Aeronaves. Não está errado, mas muitos acham que pelo fato de não possuírem uma câmera de outro planeta que é capaz de fotografar Marte não podem vivenciar este hobbie sensacional.

Spotter Day 24h - Aeroporto de Confins
Spotter Day 24h – Aeroporto de Confins

Você tem o poder no bolso e nem sabe!

E se eu te falar que também é possível fazer fotos iradas com o seu celular? Claro que existem as limitações de ajustes de zoom, ISO, abertura e velocidade das câmeras mobile, mas nem de longe são empecilhos.

A criatividade para registrar os melhores ângulos e entender as técnicas de fotografia são mais importantes do que começar no Spotting com equipamento fotográfico de última geração.

Com isso, temos uma segunda resposta: o Plane Spotting é pra todos! Tire seu celular do bolso e fotografe com a gente!

Algumas fotografias tiradas com celular

Mesmo possuindo um equipamento fotográfico, vez ou outra precisamos utilizar um celular. Seja pelo fato de estarmos com uma lente tele-objetiva na câmera (é impossível fotografar de perto com uma 75-300mm) ou por simplesmente não estar com o equipamento no momento. O importante é não perder o Registro!

Confira algumas fotografias que capturei como um celular:

Northrop F-5E Tiger II - Base Aérea de Anápolis - Portões Abertos 2019
Northrop F-5E Tiger II – Base Aérea de Anápolis – Portões Abertos 2019
Dassault Mirage 2000 - Base Aérea de Anápolis - Portões Abertos 2019
Dassault Mirage 2000 – Base Aérea de Anápolis – Portões Abertos 2019
Base Aérea de Brasília - Portões Abertos 2018
Base Aérea de Brasília – Portões Abertos 2018
Airbus A319 CJ VC-1- Base Aérea de Brasília - Portões Abertos 2018
Airbus A319 CJ VC-1- Base Aérea de Brasília – Portões Abertos 2018
Airbus A330-941 - CS-TUI- Tap Air Portugal - Aeroporto de Confins
Airbus A330-941 – CS-TUI- Tap Air Portugal – Aeroporto de Confins
PT-NZB Embraer EMB-Corisco II - Base Aérea de Brasília - Portões Abertos 2018
PT-NZB Embraer EMB-Corisco II – Base Aérea de Brasília – Portões Abertos 2018

Viu como é possível sim ser um Spotter sem ter um equipamento fotográfico profissional? E muito além de fotografia, o Plane Spotting nos proporciona amizades e experiências para toda a vida.

Você já fotografou com celular? Conte pra gente nos comentários!

Um comentário em “O Spotter precisa ter uma câmera profissional?

Comentários estão encerrado.