Afinal, quem são os Plane Spotters?

Afinal, quem são os Plane Spotters?

Alguma vez você estava sentado ou sentada confortavelmente em sua poltrona no avião, olhou pela janela e viu algumas pessoas na grade do aeroporto com uma câmera registrando atentamente as aeronaves? Então muito prazer, somos nós, os Plane Spotters!

Somos muitos, estamos em todos os lugares do mundo, com uma câmera ou celular na mão, sempre em busca do clique perfeito de qualquer coisa que voe.

Em termos práticos, os plane spotters são fotógrafos dedicados em capturar imagens ou vídeos de diferentes modelos de aeronaves, estruturas de aeroportos e operações aéreas.

O que significa a palavra “Spotter”

Plane Spotters - Spotter Day 24h de Confins

A palavra “Spotter” significa observador ou olheiro. Na aviação, este termo é utilizado para denominar os observadores de aeronaves, planadores, helicópteros, balões, dirigíveis e ultraleves, sejam eles fotógrafos ou entusiastas.

Como surgiu o Plane Spotting

O conceito de Plane Spotting é antigo e você nem imagina! Sempre que falamos sobre a história da aviação, a Segunda Guerra Mundial sempre está lá.

Durante esta guerra, os primeiros Spotters surgiram exatamente nas regiões que sofriam ataques de bombardeiros alemães. Estas pessoas, geralmente civis, eram encarregadas de monitorar a movimentação aérea e lançar alertas caso avistassem aviões do exército alemão.

A evolução do Spotting

No decorrer dos anos pós-guerra, o Plane Spotting começou a ganhar adeptos no mundo inteiro. 

Nas décadas de 70 e 80, considerados por muitos como a época de ouro da aviação, surgiram os “spotters raiz” com seus binóculos e bloquinho de anotações. O objetivo era apenas observar a movimentação dos aeroportos e anotar as matrículas dos aviões.

Nessa época também tornou-se comum pessoas irem fotografar e filmar as aeronaves com os equipamentos característicos daquela época. Hoje, todo esse material são verdadeiras relíquias! 

Plane Spotters atualmente

Nos últimos anos, com a popularização do Instagram e sites especializados como o Airliners e JetPhotos, entusiastas de todas as idades aderiram ao hobbie e estão fazendo um trabalho sensacional fortalecendo a comunidade.

Até pouco tempo, o plane spotting estava associado aos fotógrafos que possuíam câmeras DSLR e teleobjetivas gigantes, mas isso está mudando!

Vou te contar um segredo: você não precisa de uma câmera da NASA para ser um spotter!

Se você tem um smartphone, já está apto para ser um Plane Spotter! As câmeras dos celulares atuais entregam uma boa qualidade de fotografia, apesar das limitações de ajustes de zoom, ISO, abertura e velocidade, mas nem de longe são empecilhos para fazer parte deste universo maravilhoso da fotografia aeronáutica.

Evento Spotter Day

Para a alegria dos Plane Spotters brasileiros, os eventos de Spotter Days promovidos pelas administradoras dos aeroportos chegaram ao Brasil!

Plane Spotters - Spotter Day 24h de Confins
Spotter Day 24h do Aeroporto de Confins – Fevereiro de 2020

O Aeroporto Internacional de Brasília foi o pioneiro na realização deste evento em terras tupiniquins. A primeira edição do Spotter Day realizado pela Inframérica, concessionária que administra o aeroporto, aconteceu no ano de 2015 e, desde então, se tornou tradição na Capital Federal.

Seguindo o exemplo de Brasília, outros aeroportos espalhados pelo Brasil também aderiram à ideia, como os aeroportos de Guarulhos, Campinas e Confins, além de aeroporto na região Norte e Nordeste do país.

Os Spotter Days são uma oportunidade incrível para fotografar em áreas restritas dos aeroportos, que nos proporcionam excelentes registros perto das aeronaves, com toda segurança que a operação aérea exige.Gostou de saber mais sobre quem são os Plane Spotters? Conheça a nossa sessão de artigos voltados para a fotografia aeronáutica e venha fotografar com a gente!

Cardoso

Especialista em Comunicação e Marketing, Plane Spotter e Piloto Privado de Avião.