Executiva do Airbus A330 da Azul dentro do Brasil
Vamos para mais um resumo de experiência de Classe Executiva em voo nacional? Desta vez é a bordo do Airbus A330-200 da Azul Linhas Aéreas, cumprindo o voo AD4885 entre Campinas e Recife. O voo aconteceu no dia 15 de Novembro de 2020, com partida estimada às 22:30.
Veja também o vídeo deste voo, aproveite e se inscreva no canal do Blog do Spotter e não perca as próximas publicações!
Compra do bilhete
A origem da viagem foi em Brasília, logo o bilhete compreendia a rota BSB-VCP-REC. A compra foi realizada pelo próprio site da Azul.
Logo na primeira tela, já é possível saber informações importante sobre quais as aeronaves prováveis, portanto, já podemos ter uma noção de quais assentos escolher.
O primeiro trecho, de fato, foi feito pelo moderníssimo Embraer 195 E2 de matrícula PS-AEA, este é alguns dos aviões da Azul pintados de rosa.
O segundo trecho também foi com o mesmo modelo previsto no momento da compra, um Airbus A330.
Vale lembrar que, por motivos estratégicos ou operacionais, os modelos das aeronaves podem mudar antes, ou seja, um voo que antes seria feito por um Airbus A320 NEO, pode ser substituído por um Embraer, por exemplo.
A tarifa escolhida foi a Mais Azul, que dentre outras vantagens, permite a marcação de assento comum, despacho gratuito do primeiro volume de 23kg e antecipação sem custo adicional.
Vale lembrar que a tarifa normal e a Mais Azul possuem inicialmente a mesma pontuação no programa de fidelidade Tudo Azul. Você recebe 1 ponto a cada 1 Real gasto. Mas isso pode variar de acordo com a sua categoria e status no programa.
Marcação do assento na Executiva do Airbus A330 da Azul
A tarifa Mais Azul não permite a marcação gratuita dos assentos na sessão da Classe Executiva do Airbus A330 da Azul. A reserva deste tipo de assento aumenta consideravelmente no valor final da passagem.
O bilhete considerando os dois trechos (BSB-VCP e VCP-REC) ficou no valor de R$ 677,37, já a reserva do assento na Executiva ficou R$ 159,00 não reembolsáveis. O valor final da passagem foi R$ 836,37.
Embarque no Airbus A330 da Azul em Campinas
O embarque estava programado para 21:50, mas iniciou com 13 minutos de antecedência, sendo realizado pelo portão 29 localizado no Pier B de Viracopos.
As filas foram organizadas de acordo com as Seções descritas no cartão de embarque, onde os primeiros a embarcar foram os passageiros preferenciais por lei e, posteriormente, clientes com status na empresa aérea.
O embarque foi remoto, isso significa que precisamos embarcar em um ônibus, que nos levou até a aeronave. Para quem gosta de ver a parte externa dos aviões, este é um prato cheio!
Logo na entrada recebemos um sachê de Álcool Gel, não consegui fotografar pois terminei usando antes!
Decolagem em Campinas
O avião decolou às 22:57, dentro do horário previsto. O tempo em Campinas estava bom, com poucas nuvens, o que tornou a decolagem mais agradável.
A aeronave
A aeronave que nos levou até Recife foi o Airbus A330-243, de matrícula PR-AIT. Este avião ostenta a pintura especial do programa de fidelidade Tudo Azul.
O PR-AIT foi fabricado no ano de 2003 e já voou, dentre outras empresas, na Turkish Airlines entre os anos de 2013 e 2015, entrando posteriormente na frota da Azul.
O layout da Business Class adotado pela Azul nos A330 é a Espinha de Peixe, ou seja, todos os passageiros possuem acesso ao corredor, mesmo os clientes sentados na janela.
A poltrona da janela possui uma característica interessante: não há a possibilidade de alguém voar do seu lado!
Diferente dos assentos na Classe Econômica, as poltronas da Executiva reclinam 180 graus, chegando próximo a experiência de uma cama. O encosto para os pés ficam localizados embaixo do monitor de entretenimento.
O encosto para a cabeça possui regulagem de altura e ajustes lateral para um maior conforto durantes os pousos e decolagens.
Os comandos do assento ficam localizados ao lado, acima do encosto para o braço. Nele você consegue ajustar a posição da lombar e o grau de inclinação geral da poltrona.
Também ficam localizados o controle do sistema de entretenimento, tomadas USB para carregar dispositivos eletrônicos e a entrada para fones de ouvido de 3 pinos.
O assento dispõe basicamente de duas luzes para leitura: uma localizada abaixo do BIN, e outra na parte lateral do assento.
Falando em iluminação, durante o voo, a cabine fica com uma luz azul que fraca. Confesso que fiquei um pouco incomodado no hora de dormir um pouco durante o voo.
A mesa para refeições fica fechada no assento a frente e, quando “aberta”, proporciona um amplo espaço para realizar refeições ou utilizar o notebook.
Além do amplo espaço disponível para as penas, também temos bastantes opções para guardar objetos. Existem diversos porta-trecos nas poltronas da Executiva do Airbus A330 da Azul, mas lembre-se de não esquecer nada quando desembarcar!
Ao lado do monitor do sistema de entretenimento, tem uma peça para acoplar um cabide.
Abaixo do encosto para os pés, fica localizado um compartimento dedicado para guardar os sapato.
Sistema de entretenimento
Sim, vamos ter um tópico dedicado exclusivamente ao sistema de entretenimento! O primeiro ponto de destaque é o monitor, com um tamanho generoso e bem posicionado no assento à frente.
Logo após a decolagem, os comissários entregaram os fones de ouvido. Não foram os fones padrão da Classe Executiva com abafamento acústico e entradas de 3 pinos, mas sim os mesmos “fones descartáveis” distribuídos nos voos domésticos operados pelos Embraer e Airbus.
Acessando o entretenimento
Pode ser acessado de duas maneiras: por meio do toque ou pelo controle remoto.
Apesar de o touchscreen funcionar muito bem, comandar o sistema de entretenimento por meio do toque pode ser uma tarefa um pouco complicada, principalmente se a mesa de refeições estiver aberta.
O controle remoto, localizado junto com os comandos do assento, é uma excelente opção para navegar pelo sistema, possuindo uma interface intuitiva e de fácil adaptação.
O catálogo do entretenimento da Azul é bem variado, com diversos filmes e séries, inclusive dublados, mas notei poucos lançamentos.
Uma das opções, se você não quiser assistir nada, é acompanhar o mapa ou as informações pertinentes ao voo.
Serviço de bordo
Apesar de depois de março de 2020 todas as companhias aéreas de dentro do Brasil suspenderem o serviço de bordo tradicional e entregando os snacks na saída do avião, este voo em especial serviu batata chips, biscoitos de polvilho, bolinho e as famosas balinhas de gelatinas durante o voo. Este serviço de bordo me deixou surpreso!
Vale lembrar que, mesmo voando fisicamente na Classe Executiva, o serviço de bordo é o mesmo para todo os passageiros. Na verdade, você apenas adquire um assento com espaço diferenciado.
Pouso em Recife
O pouso no Aeroporto dos Guararapes foi às 01:37 da manhã, 13 minutos antes do horário previsto. O tempo bom propiciou uma aproximação tranquila e pouso suave na capital pernambucana.
Gostou deste relato de experiência em Classe Executiva do Airbus A330 da Azul dentro do Brasil? Leia também o artigo sobre a Business Class do Boeing 767 da LATAM! Também siga a gente no Instagram e fique por dentro de todas as novidade do blog em tempo real!
Fundador do Blog do Spotter, Analista de Mercado de Aviação Executiva e Piloto de teco teco nas horas vagas.