Aprenda como fazer o Efeito Panning
Sabe aquelas fotos que você vê o objeto nítido, mas o fundo desfocado com a sensação de movimento? Então, este é o famoso Efeito Panning.
O Panning é muito utilizado por fotógrafos esportivos e de vida selvagem, mas também é um dos efeitos preferidos dos Plane Spotters.
Conseguir este efeito é possível por meio da configuração nos três elementos básicos da fotografia: a Velocidade do Obturador, a Abertura do Diafragma e o ISO.
Configurando a Câmera para o Efeito Panning
A configuração é relativamente simples. Neste caso, precisamos seguir a lógica do controle de luz que vai entrar em nossa câmera.
O segredo para alcançar este efeito é diminuir Velocidade do Obturador. Para obter um resultado bem jóia, a velocidade deve ficar entre 1/8 e 1/60.
Mas no caso do Plane Spotting, a velocidade de 1/250 já entrega um ótimo resultado, visto que o motivo, geralmente, se encontra em altas velocidades em relação ao solo e fundo.
Vale lembrar que, a partir do momento em que você reduz a Velocidade do Obturador, é necessário controlar o excesso de luz que está chegando até o sensor da câmera por meio dos demais pilares (Abertura e ISO), compensando assim a abundância de claridade.
Resumindo
- Velocidade do Obturador: mais lenta, entre 1/8 e 1/60 em média;
- Abertura do Diafragma: fechado o suficiente para limitar a entrada de luz, entre f10 e f16, por exemplo;
- ISO: menor possível, o ISO 100 é o recomendado;
A fotografia abaixo, foi tirada com uma Canon T6, lente 70-200mm f4, com a seguinte configuração: Velocidade do Obturador de 1/250 (para dar o efeito); ISO 100 (redução da sensibilidade do sensor); f10 de Abertura do Diafragma (controle de entrada da luz) e lente em 200mm.
Antecipação e acompanhamento do motivo
Para que o efeito possa ficar perfeito, é necessário que antes de iniciar os cliques, você já comece a acompanhar o elemento a ser fotografado. Além disso, após o clique, é continue acompanhando o motivo até o completo processamento da câmera.
A antecipação e acompanhamento é essencial para evitar as temidas “fotos tremidas”.
Veja a seguir outras fotografias com Efeito Panning, agora com a seguinte configuração:
- Velocidade do Obturador de 1/60;
- ISO 100;
- f25 de Abertura do Diafragma.
Viu como é fácil criar o Efeito Panning? Aproveite e leia também o artigo sobre a Regra dos Terços e complemente ainda mais a sua técnica fotográfica. Também não se esqueça de nos seguir no Instagram para acompanhar todas as novidades do blog!
Fundador do Blog do Spotter, Analista de Mercado de Aviação Executiva e Piloto de teco teco nas horas vagas.