Você sabe a diferença entre Security e Safety?
Não é novidade para ninguém que o idioma oficial da aviação é o inglês. Existem diversas expressões que aparentemente são sinônimos, mas que na realidade possuem aplicação conceitual distintos.
Isso ocorre com as expressões Security e Safety , pois, na língua portuguesa, ambas possuem a mesma tradução: segurança, porém com significados e pesos diferentes.
Security
Em termos práticos, Security está relacionada com a segurança aeroportuária, aeronaves e passageiros (geralmente em terra), ou seja, com a prevenção e repreensão de atos maliciosos e criminosos.
Com os atentados de 11 de setembro, as regras de Security foram severamente enrijecidas no mundo inteiro, como por exemplo a implantação de aparelhos modernos de Raio-X, sérias restrições quanto ao acesso aos complexos aeroportuários, dentre outros.
Um exemplo de Security é um passageiro que consegue adentrar à sala de embarque com entorpecentes.
Safety
Já Safety está relacionado com a proteção operacional, isso significa que está intrinsecamente ligado com segurança aérea.
São atos e situações que colocam em risco as aeronaves e seus ocupantes. Utilizando o mesmo exemplo anterior, um passageiro que embarca no interior de um avião com entorpecentes comete uma violação de Safety.
Safety também engloba os procedimentos de segurança de tripulantes e equipe técnica, como a evacuação da aeronave em tempo hábil.
Resumindo
Security: segurança da integridade física aeroportuária, tal como os zelo pelos passageiros em solo.
Safety: proteção da operação aérea.
Então, o que você achou desta breve explicação? Ficou alguma dúvida? Compartilhe nos comentários e vamos enriquecer a discussão.
Fundador do Blog do Spotter, Analista de Mercado de Aviação Executiva e Piloto de teco teco nas horas vagas.