Clássicos da Aviação: Pan Am em Brasília
Todo entusiasta já ouviu histórias nostálgicas sobre a “época de ouro” da aviação, seja pelos aviões icônicos como o Lockheed Constellation ou serviço de bordo impecável.
De fato, a aviação entre as décadas de 60 e 90 é digna de admiração por todo o charme que envolvia este universo. Uma das protagonistas desta época é a companhia aérea americana Pan American World Airways.
O legado Pan American para a aviação
Fundada em 14 de março de 1927 pelo Major Henry Harley Arnold, mas sem nenhuma aeronave, a empresa começou a operar de fato graças ao aviador americano Juan Terry Trippe, que possibilitou que o primeiro voo ocorresse em em 28 de outubro de 1927.
O primeiro voo partiu da Ilha de Key West (Flórida) com destino à Cuba. Esta primeira missão foi cumprida por um monomotor com flutuadores Fairchild FC-2.
O pequeno avião decolou com destino a capital cubana com aproximadamente 115 quilos de correspondência. Assim nascia a empresa aérea ícone do século XX e com crescimento impressionante ano após ano.
Teve seu auge entre as décadas de 60 e 1980, chegando a operar 150 jatos, para 86 países diferentes. Diante de tudo isso, foi uma empresa pioneira, que consolidou inovações que se refletem até hoje na aviação como conhecemos, alguns exemplos são:
- Uniformes de tripulantes inspirados nos marinheiros (caps e berimbelas);
- O projeto do Boeing 747 foi encomendado à Boeing pela Pan Am, sendo empresa lançadora do modelo posteriormente;
- Criou o conceito de classe econômica;
- Viabilizou o primeiro sistema computadorizado de reservas de passagens.
Mesmo com toda sua grandiosidade, a Pan Am teve seu fim em 4 de dezembro de 1991 após sucessivas perdas financeiras na década de 80. O último voo realizado foi o Pan Am 436, que decolou de Barbados para Miami, a bordo de um Boeing 727, fechando assim um capítulo importantíssimo para a história da aviação.
O Fokker 100 da Avianca Brasil
Fabricado no ano de 1992, este Fokker 100 em especial teve como primeiro operador a American Airlines, utilizando a matrícula N1430D.
Após passar aproximadamente 13 anos voando na empresa aérea americana, foi incorporado à frota da OceanAir em fevereiro de 2006, já com a matrícula PR-OAF. Em 2010 recebeu a atualização da pintura para “Avianca”.
Mas em 28 março de 2014, o PR-AOF realizou um pouso de emergência sem o trem de pouso de nariz no Aeroporto Internacional de Brasília.
A aeronave decolou de Petrolina (PE) com destino à Capital Federal por volta das 15h, com 44 passageiros e 5 tripulantes a bordo.
Durante o procedimento de aproximação, a tripulação percebeu que o somente o trem de pouso principal baixou e travou. Após várias tentativas sem sucesso baseadas nos check-lists operacionais, a única solução foi realizar o pouso sem o trem dianteiro.
O avião tocou na pista do Aeroporto às 17h42, tendo seu “pouso de barriga” bem sucedida e sem nenhum ferido.
Classificado como um Incidente Grave, o Relatório Final do CENIPA publicado neste ano (2020), aponta como causa principal a fadiga de material da dobradiça da porta do compartimento do trem de pouso.
Desde o ocorrido, o Fokker 100 PR-OAF nunca mais voltou a voar, permanecendo estocado no hangar da companhia em Brasília.
Pan Am em Brasília
Em agosto de 2020 foi anunciado um excelente final para o PR-OAF! Este mesmo avião será transformado num restaurante em terras brasilienses, inspirado na saudosa Pan Am.
A Pan Am Experience Brazil já iniciou a restauração e, dentro em breve, teremos uma experiência gastronômica a bordo deste clássico da aviação, com inauguração prevista para março de 2021.
O sistema de ar-condicionado será conectado semelhante à instalação padrão da aeronave, com saída diretamente na P.S.U, compartimento acima do assento.
Diferente de outros restaurantes aviões, este terá suas características internas como os overhead bins e configuração das poltronas preservadas. Além disso, o projeto tem como ideia a criação de um lounge semelhante aos das aeronaves da Pan Am e Varig na década de 80.
E não para por aí! O atendimento será mediante reserva do assento e seguindo o padrão de serviço de comissaria inspirado na empresa aérea americana, mas sem muitos detalhes por enquanto, vamos deixar a expectativa!
Como está ficando
No dia 14 de setembro de 2020 tive a oportunidade de ser recebido pelo Ricardo da Pan Am Experience Brazil, um grande entusiasta da aviação, para bater um papo bem legal sobre o projeto e conhecer o progresso da restauração deste Fokker 100. Confira algumas fotografias!
Aonde fica
Bem localizado e fácil de encontrar e estacionar, a Pan Am em Brasília fica na Asa Sul, mais exatamente na quadra 603, às margens da via L2 Sul.
Enquanto não chega a data da inauguração, nós, amantes da aviação, ficaremos na expectativa de ver este clássico da aviação representando um pouco da grandiosidade que a Pan Am foi em tempos passados. Aproveite e siga a Pan Am Experience Brazil no Instagram!
Fundador do Blog do Spotter, Analista de Mercado de Aviação Executiva e Piloto de teco teco nas horas vagas.