As 4 lentes mais usadas no Plane Spotting

As 4 lentes mais usadas no Plane Spotting
Compartilhe nas suas redes

Quando iniciamos no universo do Plane Spotting, uma série de dúvidas surgem em relação à equipamento. Assim como em qualquer área da fotografia, é preciso escolher o que melhor se adapta ao objetivo.

No nosso caso da fotografia aeronáutica, toda aquisição deve ter como objetivo dois extremos: fotografar em grandes distâncias ou aeronaves muito perto. Diante disso, a maior dúvida é em relação a qual lente utilizar.

Neste artigo, vamos tratar sobre as lentes ideais para o Plane Spotting disponíveis no mercado, com excelente custo benefício para quem está começando.

Se preferir, veja o nosso vídeo sobre o tema no YouTube. Não se esqueça de se inscrever e ativar as notificações.

18-55mm, a famosa “lente do kit”

Lente 18-55mm Canon - lentes mais usadas no Plane Spotting

Vamos iniciar com a lente mais polêmica de todas!

A 18-55m, ou “lente do kit” como muitos conhecem, é a mais rejeitada pelos fotógrafos. Mas ela é tão ruim assim?

Com uma abertura entre f3.5 e 5.6, a lente do kit é classificada como escura, ou seja, a abertura do diafragma possibilita uma menor entrada de luz para o sensor.

A grande questão é a baixa eficiência para fotografias em ambiente interno com baixa iluminação, tornando assim uma lente não muito querida.

Já para o Plane Spotting é uma excelente opção! Como geralmente fotografamos em ambiente externo com abundância de luz natural, a abertura não é um problema.

Uma outra vantagem é o ângulo de captura! Em 18mm, a lente torna-se uma “grande angular”, ou seja, é possível fotografar uma aeronave mesmo estando muito perto (impossível para milímetros acima de 70).

Lente 50mm f1.8

50mm Canon - lentes mais usadas no Plane Spotting

Também conhecida como “Cinquentinha”, esta é uma das lentes favoritas fotógrafos!

Por conta da sua abertura de f1.8 (a opção mais barata), é perfeita para ambientes pouco iluminados, pelo fato ser uma “lente clara” que permite uma maior entrada de luz sem grandes ajustes na velocidade do obturador e ISO.

Também é excelente para fotografias com fundo desfocado quando configurado nas maiores aberturas.

É o maior exemplo de custo benefício, sendo possível encontrá-la nova com valor inferior a R$500,00.

Agora vamos trazer para nossa realidade do Plane Spotting!

Uma lente 50mm junto com um tripé é tudo o que precisamos para fotografar aquele Cessna Citation a noite no postinho do Aeroporto de Brasília!

Mas fique atento a 1 detalhe antes de comprar uma! A Cinquentinha é uma lente fixa!

Resumindo, não é possível aproximar ou afastar o motivo e, pelo fato de ser 50mm, possui um campo mais fechado, se assemelhando à visão humana.

Lente 75-300mm

75-300m Canon - lentes mais usadas no Plane Spotting

Agora a brincadeira ficou séria! Vamos partir para um outro nicho de lentes, as teleobjetivas.

No Plane Spotting, nem sempre a distância está em nosso favor, e é nesse momento que a lente EF 75-300mm entra em cena.

Com uma distância focal de 1,5m (não é possível focar se o motivo estiver a uma distância menor que essa), a lente apresenta grande desempenho para captura em grandes distâncias, fazendo dela uma das preferidas dos fotógrafos de vida selvagem e esportes.

A 75-300mm possui diversas vantagens! Alguma delas são:

  • É uma lente compacta se comparada com outras teleobjetivas (12cm de comprimento por 6,5cm de diâmetro e pesando 480g);
  • Realça as cores mais escuras e modera as mais fortes, tornando as fotos mais vivas e nítidas;
  • Motor de Foco STM.

Mas como nem tudo são flores, existem algumas desvantagens também. A principal delas é a tendência de formação de aberrações cromáticas.

A ausência do Estabilizador de Imagem (IS) também é um ponto a ser considerado no momento de comprá-la, afinal é uma lente que apresenta grande instabilidade na gravação de vídeos acima de 100mm sem tripé.

Vale lembrar que a EF 75-300mm é uma “lente escura” por conta da abertura entre f/4 e f5. 6.

Mas os pós ainda superam os contras desta lente, sendo uma excelente escolha para o Spotter com o valor abaixo de R$1.000,00.

Lente 70-200mm f4

70-200mm Canon - lentes mais usadas no Plane Spotting

Para fechar com chave ouro, a única Série L deste artigo. Sim, a Série L é um outro patamar no universo das lentes!

A lente EF 70-200mm f4 sem Estabilização de Imagem (IS) é a mais básica da família 70-200, tornando-se a mais acessível das lentes premium.

A ausência do Estabilizador e a abertura de f4 faz dela a opção mais leve e compacta, com 17,2cm de comprimento por 7,6cm de diâmetro, graças à menor quantidade vidro interno em comparação a outros modelos.

Veja algumas vantagens da 70-200mm:

  • É uma lente para longas distâncias;
  • Relativamente leve (peso de 705g);
  • Auto foco rápido e silencioso;
  • Duas opções de distância focal: 1.2m ao infinito e 3.0m ao infinito;
  • Praticamente não há tendências de aberrações cromáticas na fotografia.

Todas essas vantagens torna a 70-200 uma das lentes queridinhas dos Spotters! O alcance e qualidade de imagem impecáveis das fotografias faz todo o investimento valer a pena!

Gostou de conhecer as 4 lentes mais usadas no Plane Spotting? Todas as lentes são usadas pelo Blog do Spotter e, por isso, tentei apresentar minhas impressões baseadas na nossa realidade da fotografia aeronáutica. Até mais e boas fotos!

Um comentário em “As 4 lentes mais usadas no Plane Spotting

Comentários estão encerrado.