Voo da LATAM declara emergência em Brasília

Um avião da LATAM enfrentou problemas logo após decolar de Brasília na noite desta quinta-feira, o que levou à ativação de um código de emergência no transponder.
A aeronave, um Airbus A320ceo de matrícula PR-MHG, partiu do Aeroporto de Brasília com destino a Teresina, cumprindo o voo LA3852. Entretanto, ao alcançar 7.000 pés de altitude, o jato interrompeu sua subida. Em seguida, sobrevoou a área central de Brasília, na região da Asa Norte.
Durante essas manobras, o código de transponder 7700 foi ativado no transponder, isso indica que a aeronave está ameaçada por um perigo grave e iminente, necessitando de ajuda imediata. Preliminarmente, houve perda de comunicação entre o Airbus e a torre de controle. Um Boeing 737 cargueiro da Sideral, que estava próximo ao local, tentou intermediar a comunicação entre a LATAM e o controle, mas sem sucesso.
Com a situação de emergência confirmada, equipes de bombeiros aeroportuários foram acionadas e aguardaram o retorno da aeronave.
Após cerca de 40 minutos da decolagem, o avião retornou ao aeroporto, pousando em segurança na cabeceira 29R. No momento do pouso, a pista foi fechada, e os demais voos foram direcionados para a segunda pista (11R/29L).
Até o momento, a causa da emergência declarada ainda não foi esclarecida.

Fundador do Blog do Spotter, Analista de Mercado de Aviação Executiva e Piloto de teco teco nas horas vagas.