Por que empresas cargueiras voam com aviões antigos?
Fala pessoal! Encontrei um artigo muitíssimo interessante sobre a operação de aeronaves antigas na aviação de carga, este texto é uma adaptação em português do Portal Simple Flying, se quiser ler o artigo original em inglês, clique aqui! Boa leitura!
Você deve ter notado que muitas aeronaves de carga são aviões mais antigos que estão a muito tempo fora da operação comercial de passageiros, como o Airbus A300. Outras são aeronaves novas, mas que não oferecem novas versões de passageiros, como o Boeing 767. Por que as empresas aéreas cargueiras voam com aviões antigos? Vamos descobrir.
Qual a idade dessas aeronaves de carga?
Você pode se surpreender ao saber que muitas das maiores companhias aéreas de carga do mundo, como FedEx, UPS, DHL e outras, operam frotas incrivelmente antigas. Aqui estão alguns exemplos de idades médias da frota:
- FedEx Express – 20,7 anos (eles operam de tudo, desde Airbus A300s a MD-10s personalizados ).
- UPS Airlines – 19,8 anos (Operando A300s a Boeing 747s).
- DHL Aviation – 22,3 anos (Um grupo diversificado de companhias aéreas, com algumas filiais operando com idade de frota de mais de 35 anos! )
- Cargolux – 10,8 anos (uma transportadora de carga totalmente Boeing 747 com uma filial italiana menor operando uma idade média da frota de mais de 15 anos)
- Atlas Air – 23,3 anos (50% de sua frota está próxima dos 30 anos).
Comparado a isso, as companhias aéreas de passageiros têm frotas muito mais jovens:
- Emirates – 7,1 anos.
- Qantas – 11,5 anos (as aeronaves regionais aumentam a idade média, podendo ser substituídas por Airbus A220s ).
- Singapore Airlines – 6,6 anos .
- British Airways – 13,6 anos (com os Boeing 777 mais antigos aumentando os números).
- American Airlines – 11,3 anos (com Airbus A320 e Boeing 757 aumentando a idade média).
- Starlux (novo) – Quatro meses!
- Starlux Airlines, Voos de relançamento, Airbus A321
Mais complicado do que parece
A princípio, a resposta pode parecer lógica. Aeronaves mais antigas são mais baratas para as empresas de carga comprarem. Mas então, por que as companhias aéreas de passageiros não os compram também?
A resposta é simples! As companhias aéreas de passageiros procuram aeronaves novas e eficientes em termos de combustível, como o Boeing 787 e o Airbus A350, e as transportadoras de carga não?
Essas aeronaves mais antigas podem custar mais em manutenção (especialmente quando se considera a falta de peças de reposição) e ter uma economia de combustível comparativamente irrelevante.
Se uma aeronave estiver parada, pode custar muito mais a uma empresa de carga do que a uma companhia aérea de passageiros.
Um pequeno Boeing 727 pode ter apenas até 189 passageiros insatisfeitos, mas um Boeing 727 na configuração de carga pode ter milhares de clientes em terra irritados quando um atraso atinge suas entregas.
Então, por que vemos operadores de carga voando essas aeronaves mais antigas e o contraponto, companhias aéreas de passageiros, operando aeronaves mais novas?
Por que as companhias aéreas cargueiras voam com aviões antigos?
Primeiro, essas aeronaves mais antigas são mais baratas de comprar. Menos despesas financeiras permitem que a transportadora expanda a frota de carga rapidamente e obtenha lucro em menos tempo, diferente de uma empresa aérea de passageiros.
Se um avião custa menos e é eficiente, as empresas cargueiras não se importam em gastar mais com sua manutenção.
As companhias aéreas de carga fazem com que suas aeronaves durem mais do que as companhias aéreas de passageiros, graças ao seu padrão único de uso.
Isso ocorre porque uma aeronave de carga tende a voar com menos frequência do que as aeronaves de passageiros. Por exemplo, a United pode voar um único Boeing 737 de 6 a 8 pernas em um dia, mas a FedEx operará apenas 4 voos diários com o mesmo tipo de aeronave.
As empresas de logística, como o Mercado Livre, preferem implantar aeronaves para transportar carga em voos longos, pois, em rotas curtas, é mais barato usar um caminhão.
Os passageiros, por outro lado, não podem ser “despachados” para embarcar no voo da madrugada e exigem voar em rotas curtas o mais rápido possível.
Além disso, mais decolagens e pousos (ciclos de pressurização) com aeronaves de passageiros resultam em mais desgaste e, portanto, uma vida útil mais curta. Aeronaves de carga geralmente voam em rotas muito mais longas e, portanto, duram muito mais tempo do ponto de vista da manutenção.
Originalmente, quando as companhias aéreas de carga ganharam destaque na década de 1970, não havia capacidade suficiente para construir aeronaves cargueiras na Airbus e na Boeing.
A FedEx e outras companhias aéreas tiveram que recorrer ao mercado de segunda mão para satisfazer seu apetite por aeronaves, embora nos últimos anos isso tenha mudado à medida que as fabricantes adaptaram as linhas de montagem mais antigas com pedidos de aeronaves cargueiras, como o Boeing 777F.
As companhias aéreas de carga se juntam à fila para obter novas aeronaves de carga, como o cargueiro Boeing 777. No entanto, em um mundo onde eles precisam competir não apenas com outras companhias aéreas de carga, mas também com companhias aéreas de passageiros que também estão entrando no mercado da carga aérea, a rápida expansão da frota e os custos de aquisição mais baixos de aeronaves mais antigas provam ser atraentes.
Por que as companhias aéreas de passageiros voam com aeronaves mais novas?
Você pode ter pensado, se há todas essas vantagens com as companhias aéreas de carga usando aeronaves mais antigas, então por que as companhias aéreas de passageiros não usam aeronaves mais antigas também?
Em termos práticos, os passageiros adoram aviões mais novos. Muitas das empresas aéreas de passageiros como a Qatar e Emirates oferecem algumas das melhores experiências no céu. Para isso, necessitam ter uma frota nova e moderna.
Essas aeronaves mais novas também vêm com novos recursos, como cabines mais agradáveis, janelas maiores, melhor pressurização e muito mais. Tudo isso torna as aeronaves modernas muito confortáveis para voar do que aviões mais antigos.
O Boeing 777X seria um excelente avião de carga, mas é muito procurado pelas companhias aéreas de passageiros, então, ainda não veremos o novíssimo Triplo Seven totalmente cargueiro por enquanto.
No final, quase todas as companhias aéreas cargueiras adorariam ter uma frota de Boeing 787 que economizam combustível para voar em voos de carga. Mas eles são caros para comprar, a fila é longa e tem muitos recursos extras que as empresas de carga não precisam.
Gostou de saber o por que de as empresas cargueiras voarem em aviões mais antigos? Compartilhe com seus amigos e não se esqueça de conhecer o Portal Simple Flying, tem excelentes artigos como esse lá!.
Fundador do Blog do Spotter, Analista de Mercado de Aviação Executiva e Piloto de teco teco nas horas vagas.