Fraport divulgou a data de reabertura do Aeroporto Salgado Filho
A Fraport, empresa responsável pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho, informou que as operações retornarão parcialmente em 21 de outubro, com 1,7 km dos 3,2 km da pista em uso. As obras de recuperação começaram em 13 de julho, com a remoção do asfalto danificado pela enchente e a aplicação de um novo pavimento.
Diante disso, o Governo Federal tem incentivado a antecipação das vendas de bilhetes, mas a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) afirma que a liberação dependerá das vistorias e da aprovação da Anac.
Antes de qualquer coisa, haverá a necessidade de um sobrevoo de inspeção pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo da Força Aérea Brasileira para avaliar e calibrar os equipamentos de navegação aérea. Após a aprovação da autoridade aeronáutica, com base nas inspeções, as companhias aéreas poderão vender passagens sem restrições.
As chuvas causaram danos significativos em toda a estrutura do aeroporto. Na retomada, o Salgado Filho terá 50 voos diários, totalizando 350 semanais.
Desde 13 de julho, a Fraport está trabalhando na remoção do asfalto danificado e na aplicação de novo pavimento. O aeroporto está fechado para pousos e decolagens desde 15 de julho, totalizando 87 dias de paralisação. Durante esse período, os passageiros têm utilizado a Base Aérea de Canoas para embarque e desembarque.
Fundador do Blog do Spotter, Analista de Mercado de Aviação Executiva e Piloto de teco teco nas horas vagas.