Foi entregue o primeiro bimotor Cessna SkyCourier Combi
A Textron Aviation anunciou no dia 10 de julho a entrega do primeiro bimotor turboélice Cessna SkyCourier com a opção de conversão de configuração para a versão Combi.
A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) concedeu a certificação para a configuração de interior Combi do SkyCourier em maio de 2024. A opção recentemente certificada adiciona mais flexibilidade à variante de 19 assentos para passageiros da aeronave, permitindo que os operadores modifiquem o interior para acomodar passageiros e carga simultaneamente.
A aeronave foi entregue à Everts Air, uma empresa de táxi aéreo (Part 135) com sede no Alasca, que atende às necessidades de passageiros, carga e fretamento em todo o estado. A Everts também opera como empresa aérea de transporte regular (Part 121), fornecendo carga e fretamento sob demanda na América do Norte, Central e do Sul, além das Ilhas do Caribe.
“O novo opcional Combi do Cessna SkyCourier demonstra a capacidade da aeronave de atender aos perfis de missão versáteis de nossos clientes ao redor do mundo”, afirmou Lannie O’Bannion, vice-presidente sênior de Vendas e Operações de Voo. “Somos gratos que clientes de longa data da Cessna, como a Everts Air, reconheçam o valor de nossos produtos como ferramentas de negócios e sua capacidade de atender aos clientes.”
Além do kit de pouso em pista de cascalho existente e das opções de conversão para cargueiro completo, a conversão Combi amplia a utilidade da aeronave para mercados globais diversos e uma ampla variedade de missões, atendendo a clientes como órgãos governamentais, forças de segurança, forças armadas, empresas e grupos de caridade.
“Eu vejo o Cessna SkyCourier como uma aeronave de próxima geração para o Bush Alaska”, disse Robert W. Everts, proprietário da Everts Air. “O SkyCourier Combi nos permitirá ser flexíveis e atender às necessidades únicas dos cidadãos em comunidades remotas. Além de oferecer a confiabilidade de um Cessna, a aeronave é altamente adaptável e a solução definitiva para suporte de carga aérea e passageiros no Alasca.”
A aeronave se juntará à frota da Part 135 da Everts Air, que também inclui uma variante cargueira do Cessna SkyCourier e seis Cessna Caravans.
A aeronave é alimentada por dois motores turboélice Pratt & Whitney PT6A-65SC montados nas asas e possui a hélice McCauley C779 de quatro pás. O SkyCourier conta com aviônicos Garmin G1000 NXi, tem uma velocidade máxima de cruzeiro de mais de 200 ktas (370 km/h) e um alcance máximo de 900 milhas náuticas (1.666 km).
Fonte: Textron Aviation
Fundador do Blog do Spotter, Analista de Mercado de Aviação Executiva e Piloto de teco teco nas horas vagas.