A Embraer exportará nove C-390 Millennium para a Holanda e Áustria
A Embraer firmou juntamente com o Ministério da Defesa da Holanda a venda de nove C-390 Millennium para os Países Baixos e Áustria. O contrato, divulgado no Farnborough Airshow, contempla cinco aeronaves para a Holanda e quatro para a Áustria, com entregas previstas a partir de 2027, com conclusão prevista até 2030. Bosco da Costa Junior, chefe do setor de defesa da Embraer, declarou que este é o maior acordo de exportação do C-390 na história da empresa.
A compra é parte do projeto de substituição da frota de C-130 Hercules, utilizados para o transporte aéreo tático e é feita em conjunto com a Áustria. A Força Aérea Real Holandesa receberá cinco aeronaves, enquanto a Força Aérea Austríaca obterá quatro.
Os dois países europeus escolheram o C-390 para substituir suas frotas envelhecidas de C-130 Hercules, da Lockheed Martin, e agora, com o acordo finalizado, a Embraer poderá seguir com a expansão da produção. A compra conjunta permitirá sinergias em treinamento, logística e cooperação com outros operadores de C-390 na OTAN.
No segundo trimestre, a Embraer entregou uma aeronave C-390 e espera aumentar essa produção nos próximos anos, reforçando sua posição no mercado global de defesa. Com a formalização do pedido, a Embraer expandirá sua linha de produção, que deve alcançar 12 aeronaves por ano até 2030.
Costa Junior destacou que a empresa está otimista quanto a futuras aquisições por outros países, especialmente em regiões como Ásia, Oriente Médio e Europa, onde o C-390 tem mostrado excelente desempenho.
A empresa não divulgou o valor do contrato, mas essa venda aumentou significativamente sua carteira de pedidos de defesa, que estava em US$ 2,1 bilhões no final do segundo trimestre. A Embraer está comprometida em aumentar sua presença no mercado global, incluindo a venda do C-390 para membros da OTAN, consolidando ainda mais sua posição no mercado de defesa a um nível global.
Desde sua entrada em operação no Brasil e em Portugal, o C-390 tem demonstrado alta confiabilidade e desempenho, com uma taxa de disponibilidade operacional de 93% e alta taxa de conclusão de missão. O C-390 se destaca por seu desempenho superior em termos de carga útil, velocidade e alcance, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, incluindo transporte, evacuação aeromédica e reabastecimento aéreo.
Receba mais notícias como esta diretamente no Whatsapp, basta clicar aqui e participar do nosso grupo.
Fundador do Blog do Spotter, Analista de Mercado de Aviação Executiva e Piloto de teco teco nas horas vagas.