O que é a rota carbono neutro na aviação?

O que é a rota carbono neutro na aviação?
Compartilhe nas suas redes

A aviação é uma importante fonte de emissões de dióxido de carbono. As transportadoras de baixo custo (LCCs) são as que mais contribuem para a pegada de carbono da aviação devido ao seu rápido crescimento. 

As companhias aéreas que operam rotas longas queimam mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que as companhias aéreas de baixo custo. 

No entanto, eles também oferecem viagens de baixo custo para áreas que as operadoras de alto custo não podem alcançar. Portanto, reduzir as emissões da aviação é um ato de equilíbrio complicado.

A aviação e o dióxido de carbono

A aviação é responsável por muitas emissões de dióxido de carbono. A cada ano, a aviação contribui com 18% do total de emissões de gases de efeito estufa. As demandas anuais de viagens aéreas estão aumentando à medida que as pessoas viajam a trabalho e lazer. 

Essa demanda resultou no surgimento de novos aeroportos e voos. Ao mesmo tempo, muitas companhias aéreas estão investindo em estratégias sustentáveis ​​de aviação para mitigar suas pegadas de carbono. Por exemplo, algumas companhias aéreas começaram a usar biocombustível em seus aviões em vez do combustível tradicional. 

Eles esperam que isso reduza a quantidade de dióxido de carbono que eles liberam na atmosfera.

A maioria das companhias aéreas hoje usam combustíveis sustentáveis ​​como biocombustível ou GNL para reduzir suas pegadas de carbono. No entanto, nem todas as operadoras de baixo custo seguem o exemplo. Em 2015, os voos da Cairn usaram mais de 12.000 toneladas métricas de combustível durante o voo de Denver para Los Angeles. 

Isso foi mais do que qualquer outro avião a jato nos EUA, resultando em altos níveis de emissões de dióxido de carbono. No entanto, a Cairn é uma transportadora de baixo custo especializada em saltos curtos na América do Norte. 

Como tal, queima mais combustível em suas rotas diretas entre cidades do que longas viagens entre cidades. Viagens de longa distância entre cidades consomem muito menos combustível por passageiro do que viagens curtas entre cidades. 

Consequentemente, reduzir as emissões da aviação é uma meta alcançável se as pessoas pressionarem as companhias aéreas certas em direção a metas de sustentabilidade.

Passageiros podem reduzir a pegada de carbono?

O passageiro comum pode ajudar a limitar as emissões de dióxido de carbono da aviação escolhendo companhias aéreas com baixas pegadas ambientais. Por exemplo, a Spirit Airlines tem uma das pontuações ambientais mais baixas já registradas, com apenas 55% do índice de melhoria verde (GEI). 

Por outro lado, uma das companhias aéreas com maior pontuação – American Airlines – obteve 81% no índice de melhoria verde (GEI). Quanto maior a pontuação de uma companhia aérea no índice de melhoria verde, menor o impacto ambiental no meio ambiente que ela impacta. 

Portanto, escolher uma companhia aérea com consciência ambiental ao voar pode ser útil para mitigar a pegada de carbono da aviação.

A aviação é um meio de transporte incrível; no entanto, esses meios também têm um impacto negativo em nosso meio ambiente. 

Muitas companhias aéreas estão investindo em estratégias sustentáveis ​​para limitar suas emissões de CO2, o que só nos ajuda, como consumidores, a se engajarem com essas estratégias e reduzirem as emissões de CO2 adequadamente. 

Escolher uma companhia aérea ambientalmente consciente ao voar pode ser útil para limitar as emissões de dióxido de carbono da aviação de uma forma que beneficie nosso meio ambiente e ecossistema.

A GOL Linhas Aéreas e a rota Carbono Neutro

Em primeiro de setembro de 2021, a GOL Linhas Aéreas realizou o primeiro voo com compensação de Carbono Neutro decolando do Aeroporto Internacional do Recife e pousou em Fernando de Noronha.

A iniciativa é uma parceria entre a GOL e a MOSS, uma das maiores plataformas de créditos ambientais do mundo.

Com isso, todo voo da companhia aérea a MOSS emite a certificação de compensação da pegada de carbono gratuitamente para todos os passageiros.

Para divulgar a iniciativa, a GOL adesivou a aeronave Boeing 737-700 de matrícula PR-GEI com o sticker “A Primeira Rota Carbono Neutro do Brasil” e “#MeuVooCompensa”. Veja todas as fotos do PR-GEI.

O que é a rota carbono neutro na aviação

O que é a rota carbono neutro na aviação

O que é a rota carbono neutro na aviação

O que é a rota carbono neutro na aviação

O segundo avião adesivado foi o Boeing 737-800 de matrícula PR-GUY. Fotografamos essa belíssima aeronave no Spotter Day do Aeroporto Internacional de Brasília.

O que é a rota carbono neutro na aviação

O que é a rota carbono neutro na aviação

O que é a rota carbono neutro na aviação

Gostou de saber mais sobre o que é a rota carbono neutro na aviação? Leia também o artigo sobre todos os aviões de cor rosa da Azul Linhas Aéreas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *