GOL usa ATR 72-600 da VOEPASS na rota Noronha Recife
Ontem, 19 de outubro, a GOL Linhas Aéreas utilizou um ATR 72-600 da VOEPASS, empresa aérea parceira que possui diversas rotas compartilhadas com a GOL no país. A aeronave em questão teve a missão de transportar passageiros da GOL em viagem na ilha de Fernando de Noronha após a proibição da operação de aeronaves a jato por parte da ANAC no dia 12 de outubro de 2022.
Desde então, somente a AZUL esteve operando esta ponte exclusivamente com o equipamento ATR-72-600, aeronaves que já realizada em diversas rotas de curtas distâncias na Região partindo de Recife.
Após a decisão da ANAC, dezenas de clientes da GOL ficaram sem poder embarcar para Recife, onde a aeronave comumente utilizada era o Boeing 737-700. Aproximadamente 150 clientes foram atingidos pela suspensão da operação. Apesar de uma parte desses passageiros terem sido alocados em voos da AZUL, a GOL precisou deslocar um ATR 72 da VOEPASS para a ilha com a finalidade de transportar os passageiros restantes.
O avião decolou de Salvador com destino a Fernando de Noronha por volta da 8 da manhã e pousou as 11:49 no arquipélago. Após embarque dos passageiros, seguiu para Recife as 12:44 e pousou na capital pernambucana após 1h23 de voo. Após cumprir esse voo extra, seguiu para Salvador as 14h.
Sobre a aeronave
A aeronave utilizada para essa missão foi o ATR 72-600 de matrícula PR-PDX fabricado no ano de 2013 e configurado para 68 passageiros. Entrou em operação na VOEPASS em julho de 2022. O spotter Antonio Neto, parceiro do Blog do Spotter, registrou essa aeronave rara em Recife.
Fundador do Blog do Spotter, Analista de Mercado de Aviação Executiva e Piloto de teco teco nas horas vagas.