O Fokker 27 do Aeroporto de Brasília: A História do PT-LAH

O Fokker 27 do Aeroporto de Brasília: A História do PT-LAH

Fala pessoal! Se você já passou pelo Aeroporto Internacional de Brasilia, certamente reparou nessa aeronave ao lado da Brigada de Incêndio, próximo ao pátio central.

Recentemente participamos do Spotter Day da Inframerica e tivemos a oportunidade de ver o PT-LAH de perto. 

Mas como não nos aprofundamos sobre a historia deste clássico, decidi escrever um artigo do passado dessa que foi a primeira aeronave que a TAM operou quando virou uma empresa aérea regional, então boa leitura!

O Fokker 27

O Fokker 27 foi um bimotor turbo hélice médio com capacidade de transporte de 40 a 50 passageiros, com alcance aproximado de 2.600km.

O projeto do modelo foi iniciado em meados dos anos 50 na Holanda pela empresa Fokker Aircraft, o protótipo inicial denominado de P275 tinha a capacidade máxima de 28 passageiros e utilizava os motores Rolls-Royce Dart, a partir de então, o projeto evoluiu como F27. O primeiro protótipo voou em 1955.

O segundo protótipo foi iniciado em 1951 e possuía a fuselagem alongada e era capaz de transportar 32 passageiros, sendo equipado com os motores RR Dart da série 500.

Com 794 unidades entregues, o Fokker 27 foi o turbo hélice regional de médio porte mais vendido da história, principalmente para operadores nos Estados Unidos, Europa e América Latina.

O primeiro Fokker 27 era a versão 100 e foi entregue a Aer Lingus em novembro de 1958, empresa aérea da Holanda que opera até hoje.

Atualmente, cerca de 170 unidades continuam voando em países na América do Sul, África e Ásia.

A unidade estacionada no Aeroporto de Brasília foi fabricada em 1963 e teve como seu primeiro operador a japonesa ANA (All Nippon Airways) com a matrícula Papa Kilo – Papa Foxtrot X ray, modelo que anos depois, veio voar na TAM.

Nos tempos da TAM

Em 1961, um grupo de 10 pilotos se uniram para transportar passageiros e cargas entre os estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso. Com uma frota composta basicamente por quatro Cessna 180 e um Cessna 170 dando início ao Táxi Aéreo Marília, ou simplesmente TAM.

Em 1975, o Governo Brasileiro percebeu que as empresas aéreas estavam deixando as rotas regionais de lado e focando em rotas mais lucrativas entre as capitais, logo, diversas cidades do interior se viram sem o serviço aéreo regular.

Diante disso, o governo criou o SITAR, Sistema Integrado de Transporte Aéreo Brasileiro, com o objetivo de desenvolver a integração das grandes cidades com o interior do país.

Cinco companhias aéreas ficaram responsáveis por cada região do país,  com isso, a Táxi Aéreo Marília se uniu com a VASP para criar a TAM Regional, onde foram atendidas rotas para entre São Paulo, Norte do Paraná e Sul do Mato Grosso, iniciando as operações em 1976 com uma frota composta por seis Embraer 110 bandeirantes.

Em julho de 1980, chegou a primeira unidade do Fokker 27 de um total de sete, registrado sob a matrícula Papa Tango – Lima Alfa Hotel, que é estampado até hoje na aeronave.

O Fokker 27 do Aeroporto de Brasília: A História do PT-LAH

Nota: Depois de muita pesquisa, encontrei uma fotografia do Hélio Basto Salmon, datado em 1987, no Aeroporto de Campo Grande com a pintura da TAM.

Com a chegada dos modelos Fokker 27, a TAM Regional começou a operar também em grandes aeroportos como Congonhas, Santos Dumont e Pampulha em Belo Horizonte.

O PT-LAH ficou em serviço pela companhia até dezembro de 1998, onde foi vendido para a TAVAJ Linhas Aereas. 

Aposentadoria na TAVAJ

A TAVAJ foi uma companhia aérea regional fundada em 1994 que operou na região norte do Brasil, principalmente no Acre, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso. Inicialmente, a sua frota era composta basicamente por Embraer 110 Bandeirantes.

O PT-LAH foi integrado na frota da TAVAJ em 1998 mantendo a mesma matrícula da TAM, permaneceu voando na empresa por aproximadamente 5 anos.

No ano de 2004 a TAVAJ teve suas operações encerradas após uma auditoria do DAC, onde foram constatadas falhas referentes à segurança de voo.

O Fokker 27 do Aeroporto de Brasília: História do PT-LAH

O Fokker 27 do Aeroporto de Brasília: História do PT-LAH

O Fokker 27 do Aeroporto de Brasília: História do PT-LAH

O Fokker 27 do Aeroporto de Brasília: História do PT-LAH

O Fokker 27 do Aeroporto de Brasília: História do PT-LAH

Desde então o PT-LAH permanece estacionado próximo ao pátio central do Aeroporto de Brasília ao lado da Brigada de Incêndio.

Você sabia da história desse Fokker 27 estacionado no Aeroporto de Brasília? Aproveite e compartilhe essa curiosidade com seus amigos também!

Cardoso

Especialista em Comunicação e Marketing, Plane Spotter e Piloto Privado de Avião.

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