Atualização das cabeceiras do Aeroporto de Guarulhos

Atualização das cabeceiras do Aeroporto de Guarulhos

Nesta semana, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo, DECEA, anunciou que os números das cabeceiras do Aeroporto Internacional de São Paulo, Guarulhos, irão sofrer alterações.

No artigo de hoje, vamos explicar como são escolhidas a numeração das cabeceiras. Também gravamos um vídeo sobre o tema no nosso canal!

Tipos de Norte

Na aviação são utilizados basicamente dois tipos de norte, o Norte Verdadeiro e o Norte Magnético. 

As mudanças constantes do Norte Magnético torna necessário a revisão dos números das pistas e a recalibração dos procedimentos no mundo inteiro.

Quando falamos sobre a construção de um aeroporto, a posição da pista não é escolhida de maneira aleatória. 

Então é feita uma análise técnica em relação aos obstáculos do relevo, massa urbana, fauna e flora e principalmente o vento predominante na região.

Depois que todos esses parâmetros são avaliados, a posição da pista é definida e atribuída um rumo coerente com o norte magnético.

Composição dos números das pistas

É importante dizer, que o rumo magnético sempre será expressado em 3 dígitos, pelo fato de partir do rumo 001 até 360, ou seja, 360 graus. 

Quando aplicadas as cabeceiras das pistas, a numeração vai de 01 até 36, a lógica por trás disso é que, o último número da centena cai por critério de arredondamento. 

O arredondamento é sempre feito para a dezena inferior quando o último número for entre 1 e 4, e para a dezena superior quando estiver entre 5 e 9.

Por exemplo, em uma cabeceira com o rumo 133, o último número está entre 1 e 4, logo o número da cabeceira será 13. 

Já se o rumo fosse 137, a cabeceira seria 14, por conta do último número ser superior a 5.

No caso de uma cabeceira com rumo 003, por exemplo, ele será arredondado para baixo, ou seja, 36.

Mudança das cabeceiras de GRU

Com as mudanças anunciadas pelo DECEA, as cabeceiras 09L27R passarão a ser 10L28R e as 09R27L serão 10R28L. Essa alteração afeta os procedimentos por instrumentos de Guarulhos, principalmente as aproximações ILS e RNAV.

As modificações dos números das pistas irão demandar atualizações em todas as publicações do DECEA que serão realizadas no decorrer do mês de agosto.

Veja também nosso vídeo explicando o procedimento de arremetida na carta IAC do ILS Q da cabeceira 09R de Guarulhos.

Cardoso

Especialista em Comunicação e Marketing, Plane Spotter e Piloto Privado de Avião.