O que é o AeroBreaking? ER-BAT – Boeing 747 – Fly Pro
O Boeing 747 de matrícula ER-BAT é um dos 20 jumbos da versão 200 em operação até o momento. Com pintura albina e sem detalhes, pertence à empresa Fly Pro Cargo da Moldávia.
Esta aeronave já é uma conhecida pelos spotters brasileiros pelo fato de que, mesmo após ao toque do trem de pouso principal, o piloto continua segurando o nariz do pesado jumbo por vários segundos.
A técnica empregada pela tripulação chama-se AeroBreaking Landing, onde o intuito é induzir o aumento do arrasto da aeronave e, assim, reduzir a velocidade na pista de pouso.
Apesar de ser uma técnica ainda utilizada por diversos pilotos, não é recomendada pela Boeing, por ser menos eficiente que a frenagem utilizando os freios, reverso e spoilers.
Veja o vídeo do Canal Golf Oscar Romeo gravado no dia 3 de julho em Guarulhos, onde foi contado quanto tempo o comandante manteve o nariz elevado:
A tripulação manteve o nariz levantado por incríveis 23 segundos, realmente impressionante!
Veja também algumas fotografias registradas pelo Blog do Spotter no mesmo dia, no terraço do Hotel Hampton by Hilton Guarulhos airport.
Especificações Técnicas
Aeronave: Boeing 747-281B(SF)
Matrícula: ER-BAT
Operador: Fly Pro Cargo
Motorização: GE CF6-50E2
Configuração: Carga
Fabricação: ano de 1987
Data da Fotografia: 3 de julho de 2021
Local: Aeroporto Internacional de São Paulo – GRU Airport – SBGR
Fundador do Blog do Spotter, Analista de Mercado de Aviação Executiva e Piloto de teco teco nas horas vagas.