3 aeroportos para fotografar no exterior
O ambiente de aeroporto é praticamente a segunda casa do plane spotter! É geralmente nestes lugares que conseguimos os melhores registros das aeronaves, mas, em alguns casos, o próprio aeroporto é o protagonista dessa história.
Tanto a arquitetura diferenciada quanto a localização desafiadora fazem destes 3 aeroportos lugares incríveis para fotografar no Exterior. Prepare a sua câmera e vamos nessa!
Aeroporto da Ilha da Madeira
O Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo, fica localizado no Concelho de Santa Cruz, na Ilha da Madeira.
É um dos mais importantes terminais de Portugal, com grande demanda de voos domésticos, além de diversos internacionais como Roma, Amsterdam, Paris, dentre outros destinos na Europa.
O que mais impressiona neste aeroporto é a construção parcial da pista e terminal em cima de laje, sustentada por 180 pilares de concreto, uma grande solução da engenharia!
Pelo fato de estar localizado em uma região montanhosa, as aproximações para pousos são desafiadoras para as aeronaves. As turbulências mecânicas são constantes nesta região.
É um aeroporto que vale a pena conhecer! Quem passa pela Ilha da Madeira, certamente volta com muitas fotografias. Vejam alguns registros encontrados no JetPhotos:
Aeroporto de St. Maarten
Esse também é famoso! O Aeroporto Internacional Princesa Juliana, localizado na Ilha de St. Maarten, no Caribe, é mais um para a lista dos aeroportos para fotografar no Exterior.
Com apenas uma grade separando a cabeceira da pista com a areia, a praia de Maho Beach se tornou ponto turístico, onde muitos escolhem este destino exatamente por esta característica.
Confira alguns vídeos e fotografias registradas em Maho Beach:
Aeroporto de Gibraltar
Na última posição, mas não menos importante, temos o Aeroporto de Gibraltar. Todos os anteriores possuem características que os tornam únicos, este não poderia ser diferente!
Com apenas 32 mil habitantes, no extremo sul da Península Ibérica, a pequena Colônia Britânica de incríveis 5 km de comprimento por 2 km de largura fica localizado em um dos lugares mais estratégicos do mundo: a entrada do Mar Mediterrâneo!
Conhecido com o Estreito de Gibraltar, esta é a única saída natural do Mar Mediterrâneo entre a Espanha e Marrocos, ou seja, é uma região de extrema relevância econômica.
Com o território pequeno e com a Espanha logo ao lado, a construção deste aeroporto tornou-se um desafio. A pista não poderia atravessar a fronteira espanhola, logo, foi construída seguindo a largura do território de Gibraltar.
A partir daí começa as duas particularidades deste aeroporto!
A primeira é a orientação do rumo da pista que não leva em consideração o vento relativo. Para dificultar mais ainda a vida dos pilotos, paralelo ao aeroporto fica a Montanha do Tárik, causadora de fortes turbulências na aproximação. Veja alguns vídeos:
Uma outra característica curiosa de Gibraltar é o cruzamento entre a pista do aeroporto com a rodovia que dá acesso à fronteira, onde foram instalados cancelas e dois semáforos.
Gostou de saber mais sobre as particularidades estes 3 aeroportos para fotografar no Exterior? Aproveite e leia também nosso post sobre as lentes mais usadas no Plane Spotting!
Fundador do Blog do Spotter, Analista de Mercado de Aviação Executiva e Piloto de teco teco nas horas vagas.