A história do Airbus A330 PR-AIX da Azul Linhas Aéreas
O Airbus A330-243 de matrícula PR-AIX foi um dos primeiros do modelo a entrar em operação na Azul. Incorporado na frota no ano de 2014, sua missão inicialmente era cumprir voos entre Campinas e os Estados Unidos, em especial a cidade de Fort Lauderdale na Flórida.
Com o plano de expansão de rotas a todo vapor, o PR-AIX e os outros A330 foram peças fundamentais para o início dos voos também para Europa (Lisboa em 2016 e Porto em 2019).
A data de fabricação do PR-AIX é 20 de novembro de 2000, uma aeronave com aproximadamente 19 anos de operação, logo possui muita história pra contar!
O primeiro operador foi a Emirates
O início da operação foi em terras dos Emirados Árabes Unidos, utilizando a matrícula A6-EAC. A pintura da Emirates é de 21 de dezembro de 2000.
A quantidade de assentos era parecida com a atual: 27 assentos na Classe Executiva e 251 na Classe Econômica.
Encontrei esta fotografia do A6-EAC no site JetPhotos, o registro é do spotter Michael Nikel no Aeroporto de Düsseldorf (Alemanha), no dia 14 de dezembro de 2003.
O A6-EAC permaneceu na frota da Emirates até o ano de 2011.
Voando na Austrália
O segundo operador foi a Virgin Australia Airlines, dessa vez a matrícula era VH-XFB. Entrou na frota em 4 de maio de 2011, utilizando o nome de batismo “Cable Beach”.
A quantidade de assentos permaneceu a mesma da Emirates.
A fotografia acima é do VH-XFB no site JetPhotos, do fotógrafo Anthony Jackson no Aeroporto de Sydney, no dia 4 de maio de 2011.
Saiu da Virgin Australia em setembro de 2014.
Uma bandeira brasileira estampada
Agora sim! A chega em Terras Tupiniquins!
No dia 18 de dezembro de 2014, Azul anunciou a chegada de dois A330-200 à frota, sendo eles o PR-AIW e PR-AIX.
Com o nome de batismo “I ♥ Azul”, o PR-AIX passou por atualização de layout implantação de novas funcionalidades na cabine, para adequar-se à padronização da companhia aérea brasileira.
Houve uma pequena modificação na quantidade de assentos na Classe Executiva, passado de 27 para 20 passageiros. A cabine econômica permaneceu com 251 lugares.
Mas esta foi apenas a primeira passagem do PR-AIX pelo Brasil! Permaneceu voando nas cores da Azul entre dezembro de 2014 e maio de 2016. Posteriormente foi cedido por leasing para a TAP Portugal.
O período em que esteve na TAP Air Portugal
Por um breve período de um pouco mais de 1 ano, o PR-AIX voou nas cores da TAP Air Portugal entre maio de 2016 e junho de 2017.
Recebeu a matrícula CS-TOT na empresa aérea portuguesa, utilizando a mesma configuração de cabine feita pela Azul.
Assim como na cia brasileira, o CS-TOT também recebeu um nome de batismo que era “John dos Passos”, em homenagem ao escritor romancista norte-americano John Roderigo Dos Passos, descendente de imigrantes portugueses.
Mais um belo registro do JetPhotos! A foto acima é do spotter Carlos Miguel Seabra no Aeroporto de Lisboa, no dia 27 de abril de 2017.
Depois das idas e vindas…
Depois de operar em Portugal, o Airbus A330-243 voltou para a Azul Linhas Aéreas em junho de 2017, utilizando a mesma matrícula de antes (PR-AIX).
Especificações Técnicas
Aeronave: Airbus A330-243
Matrícula: PR-AIX
Operador: Azul Linhas Aéreas Brasileiras
Motorização: Rolls Royce RR Trent 772B-60
Configuração: 20 assentos na Classe Executiva e 251 na Classe Econômica
Fabricação: anos 2000
Nome de Batismo: “I ♥ Azul”
E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o Airbus A330 PR-AIX? Conheça também a história do PR-GZW Boeing 737-86N da GOL!
Fundador do Blog do Spotter, Analista de Mercado de Aviação Executiva e Piloto de teco teco nas horas vagas.